Doenças venosas

As veias têm a função de transportar sangue para o coração, e para as veias das pernas, esse trabalho é particularmente difícil, pela distância do órgão e a força da gravidade, isso explica o fato de que colocar os pés para o alto um pouco, facilita o trabalho dessas veias e ajuda a desinchar ou melhorar a pressão nas pernas. Quando algo não vai bem surgem as doenças venosas

Caso, por algum motivo, essas veias diminuam sua capacidade de trabalho, o sangue acumula-se nas pernas e podem se desenvolver várias formas de doenças venosas.

Hoje, é comum jornadas de trabalho que exigem a permanência em pé ou sentado durante longos períodos. Isso atrapalha o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração e, como resultado, causa desconforto, peso, cansaço nas pernas e grande possibilidade de surgimento de varizes ou outras doenças venosas.

O que são e quais são as doenças venosas?

São anomalias que ocorrem justamente no sistema venoso gerando um desequilibrio no sistema circulatório e com isso os sintomas de dor, peso, inchaço, cãibras, coceiras, pernas inquietas, escurecimento da pele e até mesmo feridas nas pernas

As principais doenças venosas são:

Insuficiência venosa crônica

Trombose venosa profunda

Tromboflebite ou trombose superficial

Síndrome de congestão pélvicas

Afeta 60% dos adultos com mais de 50 anos

1 em cada 2 mulheres são acometidas

1 em cada 4 homens são acometidos


Fatores de estilo de vida, como o excesso de peso, a falta de atividades físicas e a permanência prolongada na posição ortostática, aumentam a probabilidade de desenvolvimento de doenças venosas. As mulheres têm um maior risco de propensão a doença do que os homens, pois durante a gravidez, o aumento do volume do útero comprime as veias do abdômen, dificultando o retorno do sangue venoso das pernas. Além disso, o histórico familiar de doença venosa crônica, ligada a fatores genéticos, também aumenta a probabilidade de desenvolver a DVC.

Open chat
Em que podemos ajudar?