Doppler vascular

 

Doppler vascular é um conjunto de exames que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Ele serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias de diferentes áreas anatômicas.

Para a realização do Doppler vascular é utilizado o aparelho de ultrasonografia que através de uma sonda permite obter imagens que nos permitem estudar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos. Existem duas formas principais de avaliação: Doppler colorido e o Doppler espectral.

Exames de Doppler vascular

O Doppler vascular permite analisar os vasos (arteriais ou venosos) de diferentes estruturas anatômicas. No corpo humano, existem inúmeras artérias e veias, responsáveis por levar sangue a todos os órgãos. Como estudos que, habitualmente, são realizados, podemos referir:

– Doppler venoso dos membros inferiores  – avalia a presença de alterações no fluxo venoso, como a insuficiência venosa crônica (varizes) ou a trombose venosa profunda.

– Doppler arterial dos membros inferiores – Visualiza as alterações arteriais (das artérias) dos membros inferiores, como a presença de placas ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica (DAP). 

– Doppler carotídeo – avalia os vasos arteriais cervicais: artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais. Permite identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.

– Doppler visceral – Investiga diferentes orgãos abdominais, podendo ser dirigido ao fígado  ou aos vasos renais ou dos rins.

– Doppler testicular -Diagnostica a presença de alterações no fluxo testicular, sejam o aumento por inflamação (orquite-epididimite) ou a ausência deste (torsão).

– Doppler transcraniano – é utilizado na avaliação das artérias cerebrais.

 

Como é feito o exame?

Trata-se de um exame simples, seguro e com grande utilidade no diagnóstico e avaliação da eficácia dos tratamentos em diversas patologias como vimos anteriormente.

Inicialmente, o ecografista coloca a sonda no órgão ou estrutura que pretendemos avaliar. As imagens geradas podem ser visualizadas no monitor do para que o médico as possa visualizar em tempo real. Deste modo, o médico poderá analisar e interpretar as imagens que vai observando.

Algumas das imagens são capturadas para serem guardadas e arquivadas para poderem ser observadas pelos médicos requisitantes para comparação futura com outros exames. O médico redige um relatório de acordo com as imagens observadas. 

O exame será considerado normal se os vasos sanguíneos estudados não apresentarem alterações valorizáveis. Caso o exame não seja conclusivo, o cirurgião vascular solicitar exames adicionais.

× Como podemos ajudar?