Doppler vascular
Atualmente, o Doppler Vascular, é recurso importante para a área médica cardiovascular. Isso porque ele possibilita o recolhimento de dados sobre o sistema circulatório de uma pessoa.
Na medida em que oferece um método diagnóstico não invasivo, ele é um avanço. O paciente não precisa receber a injeção de substâncias como contrastes, que por vezes pode implicar em reações alérgicas e fazer mal ao indivíduo. O melhor de tudo isso é que os seus resultados são completos e confiáveis.
Saiba agora em quais casos você pode ser beneficiado pelo uso do Ultrassom Doppler Vascular e entenda o porquê de ele ser cada vez mais usado.
Por que Doppler Vascular?
O equipamento, criado na década de 1960, ganhou este nome em homenagem ao físico Christian J. Doppler (1803 – 1853). Ele foi responsável por descobrir a possibilidade de medir e analisar algo em movimento por ondas eletromagnéticas.
Este conhecimento foi aplicado na medicina para criar os exames com Doppler. No caso do Ultrassom com Doppler Vascular, ele avalia a circulação do fluxo sanguíneo nos vasos, como nas veias e artérias das pernas, utilizando um aparelho de ultrassom com esse recurso.
A princípio, o médico pode avaliar a anatomia dos vasos do paciente e acompanhar a sua circulação sanguínea em tempo real.
Devido a sua alta performance ele possibilita a identificação de problemas que eventualmente precisam de intervenção cirúrgica. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais tempo o médico terá para tomar as devidas providências.
Além do mais, sua tecnologia passou por várias atualizações desde a sua criação e hoje pode ser um aparelho portátil. Outro ponto positivo é o seu custo-benefício, que se mostra acessível se comparado a outros maquinários hospitalares.
Ele também pode ser repetido diversas vezes no mesmo paciente, já que não possui efeitos colaterais. Pessoas alérgicas e mulheres grávidas podem realizá-lo sem grandes preocupações.
Quais são as principais aplicações do Doppler Vascular?
Como este equipamento consegue gerar informações sobre o sistema circulatório superficial e profundo, ele é extremamente útil para identificar e acompanhar os seus problemas. Alguns diagnósticos principais que podemos fazer com ele são:
– A formação de varizes ou insuficiência venosa: mais do que uma questão estética, as varizes indicam que o sangue, ao invés de ter um único sentido de movimento, está indo de forma contrária ao fluxo normal. Por isso, este equipamento é utilizado no pré-operatório para que o médico possa identificar a dinâmica das veias. Em alguns casos, também pode ser usado em intervenções cirúrgicas.
– Trombose venosa: com maior propensão em idosos, diabéticos, pacientes com outras doenças circulatórias, além de mulheres que usam anticoncepcionais orais e, por último, em pacientes portadores do coronavirus a trombose se caracteriza pelo entupimento de uma veia devido à formação de um coágulo. Logo, se não diagnosticada precocemente, ela pode se agravar e levar à morte.
Mais aplicações do Doppler Vascular
– Avaliação de oclusões ou estreitamentos artérias dos membros inferiores- quando as artérias dos membros inferiores estão ocluindo, principalmente por causa da aterosclerose, pode levar a quadros de dores nas pernas e feridas.
– Estenose de carótidas- a aterosclerose é uma doença que ataca qualquer artéria do corpo e uma das principais são as carótidas que podem em casos severos levar a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
– Aneurisma de aorta abdominal é a dilatação da artéria aorta que pode levar a morte se não tratado antes de sua ruptura e, por isso, o seu diagnóstico precoce é importantíssimo.
Em conclusão, o Doppler Vascular é um equipamento eficiente, de baixo risco e que traz resultados precisos para diagnosticar problemas vasculares, sendo assim, colabora para o sucesso do trabalho médico.