Cirurgia de varizes

A cirurgia de varizes é o tratamento mais tradicional para o tratamento das varizes de membros inferiores. Apesar da existência de várias possibilidade de tratamento, a cirurgia de varizes é única possibilidade de remover as varizes dos membros inferiores. Embora na última década novas tecnologias de tratamento tenham surgido (como o Laser endovenoso a radiofrequência, espuma densa), a cirurgia convencional de varizes ainda é o método mais difundido, acessível e consagrado de tratar o problema.

A primeira e maior vantagem da cirurgia de varizes é a sua tradição pois é procedimento realizado há décadas, com milhões de pacientes operados, o que garante um amplo conhecimento da técnica e com resultados de curto e longo prazo muito bem conhecidos. Os resultados estéticos da técnica convencional bem aplicada são bem satisfatórios e usualmente contam com a aprovação dos pacientes.

Como é feita a cirurgia de varizes?

 

As veias afetadas no sistema venoso superficial são removidas através de pequenas incisões na pele e extraídas com um dispositivo que parece um gancho. O procedimento é realizado sob raqui anestesia ou anestesia geral dependendo de cada caso.

Caso haja comprometimento da veia safena, primeiro fazemos uma pequena incisão na virilha para desconexão da safena da veia femoral, em seguida as tributárias são ligadas e a própria veia grande é amarrada. O cirurgião vascular faz uma segunda incisão abaixo do segmento afetado da veia. Se a veia safena inteira tiver sido afetada

pela doença de varizes, a veia é exposta um pouco acima do maléolo medial (osso do tornozelo) e também é amarrada. Uma sonda fina e flexível, chamada de fleboextrator, é geralmente avançada na veia safena até a virilha. O segmento doente é, então, puxado para fora da veia com a ajuda da sonda.Após o procedimento, as incisões são fechadas e uma bandagem de compressão é enrolada firmemente em torno da perna.

A remoção cirúrgica convencional da safena tem ainda a vantagem de permitir a abordagem completa de todas as veias superficiais da virilha.

Entre as supostas desvantagens da cirurgia convencional da veia safena está na necessidade de suturas na perna, além de maior risco de hematoma e dores no processo de sua retirada.

A cirurgia de varizes é um procedimento consagrado, com resultados muito satisfatórios e conhecidos. Novas técnicas cirúrgicas no tratamento de varizes são muito interessantes e têm seus atrativos, mas o que é mais moderno não é necessariamente o melhor para cada paciente.

× Como podemos ajudar?