Sistema Venoso

     As veias são vasos sanguíneos diferentes das artérias. Têm como função conduzir o sangue venoso (pobre em oxigênio) coletados pelos capilares de volta ao coração.

     As veias começam por plexos minúsculos que recebem o sangue dos capilares. Os ramos que surgem desses plexos se unem em troncos, e estes, em sua passagem para o coração, aumentam constantemente de tamanho à medida que recebem tributários, ou se juntam a outras veias.

     A função das válvulas é prevenir refluxo de sangue. Uma válvula é formada por projeção da camada intima para o interior da luz, reforçada por fibras colágenas e elásticas, e coberta por endotélio. Elas são encontradas em pequenas veias ou onde as tributárias unem-se a veias maiores.

     Quando o fluxo sanguíneo se inverte, as válvulas se fecham e o sangue enche uma região expandida da parede, um seio, no lado cardíaco da válvula fechada. Isso pode dar uma aparência “nodosa” (varicosa) às veias distendidas, se elas tiverem muitas válvulas. Nos membros, especialmente nas pernas, onde o retorno venoso é contra a gravidade, as válvulas são de grande importância para o fluxo venoso. Algumas doenças que afetam o sistema venoso, são:

  • Varizes
  • Teleangiectasias
  • Varicorragia
  • Tromboflebite
  • Trombose venosa profunda (TVP)
× Como podemos ajudar?