Sistema Linfático

Sistema linfático é um complexo conjunto de órgãos linfoides, tecidos, vasos e ductos, que se distribuem por todo o corpo.  

Principais funções do sistema linfático:

– Produzir e amadurecer as células de defesa do organismo

– Drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo, encaminhando-o para a corrente sanguínea.

Esta captação de líquido (linfa), ocorre por meio de capilares. Os capilares são finos vasos que se comunicam com as células. Ao atingirem níveis mais profundos do corpo, os capilares viram vasos linfáticos maiores. Durante a circulação nos vasos linfáticos, a linfa passa através de órgãos, como os linfonodos, adenóides e baço que são responsáveis pela produção, armazenamento e amadurecimento de células do sistema imune. Estas células do sistema imune são conhecidas como linfócitos e leucócitos e responsáveis pela defesa e combate a microrganismos estranhos em nosso organismo. 

O sistema linfático pode não desempenhar adequadamente sua função nas seguintes situações:

Bloqueio (obstrução):

A obstrução leva a um acúmulo de líquido (linfedema). A obstrução pode resultar de tecido cicatricial que se desenvolve quando os vasos ou nós linfáticos são danificados ou removidos durante a cirurgia, por radioterapia, por lesão ou em países tropicais, por infecção por uma minhoca (filariose) que bloqueia os ductos linfáticos.

Infecção do sistema linfático:

A infecção pode causar linfonodos inchados, porque os linfonodos estão inflamados. Às vezes, os próprios linfonodos podem ser infectados (linfadenite) por organismos que se espalham pelo sistema a partir do local original da infecção.

Câncer:

Os tumores podem bloquear os ductos linfáticos ou podem viajar (metastizar) para os linfonodos próximos a um tumor, interferindo no fluxo de linfa através do nó. 

Algumas doenças mais comuns são:

sistema linfático

O sistema linfático do seu corpo faz parte do seu sistema imunológico, que o protege contra infecções e doenças. O sistema linfático inclui o baço, o timo, os linfonodos e os canais linfáticos, bem como as amígdalas e adenóides.

  • Lipedema
  • Linfedema
  • Erisipela
  • Celulite
  • Linfangite
× Como podemos ajudar?