Flebectomia ambulatorial

Flebectomia ambulatorial é um procedimento simples que tem por objetivo a ressecção de um determinado segmento de varize em um local específico do membro. É realizado sob anestesia local e está indicado para o tratamento de casos mais leves de microvarizes. Pode ser feita em Day Hospital, ou na própria clínica.

Como é feito o procedimento de flebectomia ambulatorial?

Inicialmente fazemos a marcação do segmento varicosos aser tratado. Realizamos pequenas incisões e introduzimos um dispositivo com um gancho na ponta que utilizamos para fazer a extração da veia. Essas incisões são tão pequenas que não necessitam pontos para cicatrizar. Ao término do procedimento utilização uma meia elástica para fazer a compressão do membro e prevenção de possíveis edemas.

Não é preciso repouso prolongado após a flebectomia ambulatorial

 

Usualmente um período de três a quatro dias já é suficiente para a recuperação completa. Após esse período retoma-se a atividade normal. Ginástica pode ser feita em 7 dias. É necessário um período sem tomar sol que varia de caso para caso.

Este tipo de procedimento retira as veias reticulares que estão sob a pele, formando trajetos azulados ou esverdeados e que frequentemente estão intimamente associados com as telangiectasias ou vasinhos. Estas veias são muito frequentes na face posterior do joelho e lateral da coxa e perna.

Essas veias reticulares aparecem com maior frequência na parte de dentro do joelho e coxa e às vezes na frente da tíbia. Quando estão associadas as telangiectasias (vasinhos) são fonte de refluxo e estase de sangue. Assim são em parte responsáveis pelo aparecimento dos vasinhos e devem ser tratadas também para melhores resultados. É como se as veias reticulares ou microvarizes fossem os galhos e os vasinhos as folhas. Não adianta tratar as folhas e deixar os galhos que outras folhas irão nascer com o tempo.

flebectomia ambulatorial
× Como podemos ajudar?