Escleroterapia líquida

A escleroterapia líquida, é um procedimento médico que consiste na aplicação de um tipo de medicamento sobre as veias doentes, causando uma reação inflamatória que, por si só, fará com que esse vaso, de forma lenta e progressiva, seja eliminado do organismo. É o que chamamos, popularmente, de “secar as varizes” ou, “aplicação de vasinhos”.

Como o próprio nome sugere, é feita através da injeção de um medicamento em forma líquida diretamente nas varizes do paciente. Há várias técnicas e produtos que podem ser aplicados na escleroterapia líquida e apenas o seu médico, avaliando o caso, poderá definir a melhor substância a ser aplicada, ressaltando que essa técnica, especificamente, só é utilizada nas varizes/veias de calibre finos.

Normalmente, a escleroterapia líquida é bem tolerada pelos pacientes e não costuma promover grandes efeitos colaterais. Os efeitos mais comuns são a vermelhidão no local da aplicação, coceira e possíveis hematomas. Como já mencionado, porém, os sintomas são geralmente passageiros.

O procedimento é realizado normalmente em consultório médico, dispensando salas de cirurgia ou métodos mais complexos. As sessões duram, em média, cerca de 20 ou 30 minutos, e o número de repetições vai variar de acordo com o tamanho da área a ser tratada.

Os resultados demoram algumas semanas para surgir – por esse motivo, é necessária muita paciência e foco, principalmente nas orientações e prescrições que o seu médico fará. Seguindo-se rigorosamente os cuidados, o nível de satisfação com os resultados alcançados com a escleroterapia líquida é bastante favorável.

× Como podemos ajudar?